Clarice Wenzel Pereira, natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, é artista visual e graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UFJF. Seu trabalho, com cores vivas, circula principalmente por figuras negras, cenários e formas. Clarice compartilha suas ilustrações desde 2020 através da página Enlê, quando partiu de uma reflexão acerca da apropriação dos lugares de sua cidade.
No processo de criação, Clarice conta que procurou com as cores vibrantes levar um sentimento de alegria e pertencimento. Tudo isso, retratando elementos da cultura afro, da relação com o outro, da importância de enfatizar o direito à alimentação e à expressão e agradecendo sempre o aprendizado e os que vieram antes de nós, de acordo com ela. A artista conta mais detalhes dos processos de cada ilustração:
“Na ilustração da newsletter de dezembro de 2020, baseada no artigo do Edson Cardoso, recuperei alguns trechos que trouxeram o sentimento de esperança e da tomada de consciência sobre si mesmo: ‘Há uma visibilidade nova, um se mostrar confiante, uma alegria de ser o que se é […] de se apresentar dessa maneira. É uma coisa muito forte.’ Partindo desse viés, houve a inspiração em Mãe Menininha, a relação com o tambor e sua referência aos ancestrais (tratado por Paulo Dias em ‘Comunidades do Tambor’), além de retratar indivíduos dançando. Para compor a cena ao fundo, há a espada-de-são-jorge, simbolizando a proteção de todos.
Com elementos como a árvore, simbolizando a vida e a ligação com a terra, uma cesta com frutas nativas e casas, busquei trazer uma mensagem de acolhimento e esperança para o ano, no Calendário Instituto Ibirapitanga 2021. Quis estimular também a busca de novos olhares para o futuro em relação ao próximo, à diversidade, ao habitar e aos sistemas alimentares justos e saudáveis.
Para a newsletter de janeiro de 2021, retratei a cultura afro e popular, assim como a fé e a energia, me inspirei na Festa de Iemanjá, colocando-a em foco sobre um barco de oferendas com frutas como graviola e melancia, além das conhecidas flores brancas.”