Galeria - Imagem 1
Galeria - Imagem 2
Galeria - Imagem 3
Voltar para Acervo

Dani Emiliano

Dani Emiliano é uma artista de São Vicente, litoral de São Paulo, que cultiva o gosto pelo desenho e pelas artes desde a infância, por influência do seu pai. 

Formada em Educação Artística pela Universidade Santa Cecília, atuou como professora de artes por cinco anos. Migrou para a área de design gráfico, trabalhando em agências da Baixada Santista, mas atualmente se dedica integralmente a carreira de ilustradora e artista gráfica. 

Nestes quase quinze anos de carreira, a artista de estilo versátil transita do realismo ao cartoon. Dani já trabalhou com retratos por encomenda, criação de histórias em quadrinhos institucionais, ilustração editorial e colaborou em projetos de animação.

Durante os últimos anos, a artista tem buscado trabalhar com projetos que apoiem os movimentos sociais, principalmente os que fortalecem a luta antirracismo.

Sobre o processo criativo das ilustrações para o Acervo Ibirapitanga, a artista conta:

“Para mim foi uma grande responsabilidade ilustrar sobre pautas tão importantes. Por isso, senti a necessidade de me aprofundar sobre cada tema proposto. Acho que não só pela necessidade de realizar um trabalho coerente, mas também pelo interesse pessoal de entender mais sobre os assuntos abordados.

Além do material de apoio que recebi e foi de grande valia, também fui atrás de informações complementares através de reportagens, textos e vídeos. Durante essa pesquisa e imersão, pude ampliar meu olhar sobre questões que eu não conhecia tão a fundo. Saber mais sobre os agrotóxicos presentes nos alimentos, e sobre a importância da defesa da democracia para combater as desigualdades raciais, me sensibilizou e gerou várias reflexões. 

Após esse processo e já compreendendo um pouco mais sobre as pautas, parti para a produção, procurando representar as ideias de forma mais sintética, utilizando uma linguagem mais figurativa, objetiva e também poética. 

Apesar do desafio, acredito que experiências como essa só reforçam a minha vontade de contribuir cada vez mais com a disseminação de conhecimento através da minha arte. 

Sou muito grata ao Ibirapitanga pelo convite, oportunidade e confiança no meu trabalho!”