Galeria - Imagem 1
Galeria - Imagem 2
Galeria - Imagem 3
Voltar para Acervo

Inajah Cesar

Inajah Cesar, é Inah, do Rio de Janeiro, da beira do mar e da mata fechada, oriunda da escola pública, professora de educação infantil, e apaixonada pelos encontros. Acredita que, com eles, aprendeu a ouvir, desenhar, a bordar histórias e imagens. Os caminhos levaram à PUC-Rio, onde é graduada em Desenho Industrial – Design Gráfico. Lá também desenvolveu a pesquisa do texto, desenho e bordado na extensão “Do tecer ao texto e vice versa”, em que diversos saberes tradicionais, manuais e femininos se cruzaram. Atualmente constrói, com sua dupla, os caminhos do estúdio quitanda, um espaço pequeno para construção de projetos de design gráfico, ilustração, editoriais e impressos diversos, por meio da escuta atenta, parceria e trocas sinceras. 

O Instituto Ibirapitanga apresenta a série “Antirracismo: Marchas e levantes negros do Brasil” que traz ilustrações de Inajah Cesar inspiradas em importantes momentos de movimentos negros no país. A primeira ilustração da série busca reverberar as vozes que precisaram ocupar as ruas durante a pandemia de covid-19 para afirmar que  “vidas negras importam”. Em seguida, Inajah trouxe seu olhar sobre a “Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, Violência e pelo Bem Viver“, de 2015, e a “Marcha Zumbi dos Palmares: contra o racismo, pela cidadania e a vida“, de 1995.

Inajah conta que, através desse trabalho, além de refinar seu olhar e processo criativo para produções pretas, pode aprender e entender melhor movimentos e ações que antes lhe pareciam distantes. Ela afirma que “foi importante trazer pra perto essas marchas que falam sobre mim, sobre os meus e sobre pessoas que colocam seus corpos em movimento para defender ou lutar por ideais coletivos, tão importantes e necessários. Foi bonito ver e criar a partir de pessoas e ações verdadeiras e cheias de afeto e poder. Aprendi principalmente que há inúmeras maneiras de apoiar, lutar e compartilhar de uma luta, com afeto, beleza, porém com olhar atento e pulso firme.”

A produção da série “Antirracismo: Marchas e levantes negros do Brasil” contou com a cessão de fotografias e/ou informações de arquivo de organizações parceiras, para alimentar o processo de criação da artista. Agradecemos ao Pedro Borges – Alma Preta, pela cessão de fotografias para a ilustração sobre o “Levante Negro”, à equipe de Geledés – Instituto da Mulher Negra, pelo envio de informações para a ilustração sobre a “Marcha das Mulheres Negras” e à equipe do Irohín – Centro de Documentação, Comunicação e Memória Afro-brasileira pela cessão de fotografias para a ilustração sobre a “Marcha Zumbi dos Palmares”.