Instituto Ibirapitanga acompanha agendas de governo

Evento "20 anos das políticas de igualdade racial no Brasil: da SEPPIR ao MIR" | Créditos: Lula Marques / Agência Brasil

Cerimônia de restituição do Consea | Créditos: Carlos Silva / MAPA

Visita ao Acervo Nosso Sagrado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania Créditos: Oscar Liberal / Iphan
Desde o seu dia um, o atual governo federal afirmou as questões racial e alimentar como prioridades no desenvolvimento e implementação de políticas públicas. Como ator dos dois campos da sociedade civil, apoiando nos últimos seis anos organizações, movimentos e coletivos voltados à equidade racial e a sistemas alimentares justos, saudáveis e sustentáveis, o Ibirapitanga esteve presente em algumas agendas de governo com foco nessas pautas. Confira a seguir.
Ministério da Igualdade Racial
Além da presença da gestora do portfólio de Equidade racial, Diana Mendes, na posse de Anielle Franco no MIR – Ministério da Igualdade Racial, realizada no dia 12 de janeiro, a equipe do Ibirapitanga esteve em outras duas atividades com o ministério.
No dia 28 de fevereiro, o diretor-presidente, Andre Degenszajn, e Diana Mendes visitaram o Ministério da Igualdade Racial para conhecer mais sobre sua agenda e secretarias. A visita foi uma oportunidade de escuta e compartilhamento sobre estratégias e ações conjuntas, principalmente nas áreas próximas da atuação do Ibirapitanga, como ações afirmativas, memória negra e políticas de reparação.
No dia 21 de março, a criação da SEPPIR – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial completou 20 anos. Na ocasião, o Ministério da Igualdade Racial realizou o evento “20 anos das políticas de igualdade racial no Brasil: da SEPPIR ao MIR”, quando lançou o Pacote da Igualdade Racial, com sete medidas assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Diana Mendes também esteve presente nesta agenda.
Consea – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Andre Degenszajn e Manu Justo, coordenadora do portfólio do programa Sistemas alimentares, estiveram presentes representando o Ibirapitanga na cerimônia realizada no Palácio do Planalto, que marcou a restituição do Consea, vinculado ao gabinete da Presidência da República. Durante os quatro anos de ausência do Consea, o Ibirapitanga apoiou diversas iniciativas ligadas à manutenção da participação da sociedade civil no monitoramento e incidência nas políticas alimentares.
Em 2019, quando o Consea foi extinto, a sociedade civil em torno da agenda alimentar mobilizou 40 cidades em iniciativa de protesto contra o ato do governo Bolsonaro. Em fevereiro de 2023, o Banquetaço foi novamente mobilizado, desta vez para celebrar o retorno do Conselho.
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Andre Degenszajn, Tássia Mendonça, gestora do portfólio do programa Equidade racial, e Mohara Valle, gestora de conteúdo representaram a equipe do Instituto Ibirapitanga na cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Defensoria Pública da União, o Instituto Brasileiro de Museus, representado pelo Museu da República, e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O acordo é voltado à pesquisa de inquéritos policiais sobre apreensão de bens religiosos afro-brasileiros em terreiros de candomblé e umbanda no Rio de Janeiro, entre 1890 e 1946. O evento foi realizado no dia 20 de março, no Museu da República, que abriga o Acervo Nosso Sagrado, apoiado pelo Instituto Ibirapitanga.
De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a pesquisa permitirá a ampliação do acervo, atualmente formado por 519 objetos. Após a cerimônia de assinatura, o ministro Silvio Almeida também visitou a exposição do Acervo Nosso Sagrado.