Indicações: Guias sobre ações afirmativas no ensino superior

Há mais de 20 anos, as ações afirmativas contam com exemplos de aplicação nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação das universidades públicas brasileiras, ganhando um volume maior a partir de 2012. Com base na lei e considerando as diversas experiências nesse campo, dois guias lançados recentemente por organizações apoiadas pelo Ibirapitanga contribuem para a implementação das ações afirmativas, seja para orientar estudantes de graduação no acesso ao seu direito ou no desenho de práticas na pós-graduação. Veja a seguir:

Guia – Universidade Para Todos: ações afirmativas e inclusão nas universidades brasileiras

Desenvolvido pelo GEMAA — Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa, este guia reúne orientações sobre o funcionamento das políticas de ação afirmativa para o ingresso e permanência no ensino superior. É voltado a categorias de beneficiários, como estudantes oriundos de escolas públicas, pessoas negras, indígenas, quilombolas, transgêneras, pessoas com deficiência, entre outras, que pretendam ingressar em instituições de ensino superior brasileiras.

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Guia básico de ações afirmativas na pós-graduação

Criado pelo OBAAP — Observatório de Ações Afirmativas na Pós-graduação, o guia tem como objetivo auxiliar os programas de pós-graduação e as instituições de ensino superior a desenvolverem ações afirmativas para diferentes grupos sociais.  O material contém informações atualizadas sobre as principais características das ações afirmativas existentes em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) de universidades públicas.

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Falando nisso: Ciclos e as referências africanas e afro-brasileiras no carnaval que passou

O carnaval passou, mas os aprendizados que ele traz tendem a permanecer habitando nosso imaginário, pelo menos por um tempo veja mais

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