Indicações: implementação da nova rotulagem de alimentos e resultados iniciais

Créditos: Freepik

As novas normas de rotulagem nutricional de alimentos estão sendo aplicadas gradualmente desde outubro de 2022 até outubro de 2025. Mas o prazo para a adequação da maior parte dos produtos processados e ultraprocessados, com a nova tabela nutricional e o selo da lupa indicando altas quantidades de sódio, açúcar adicionado e gordura saturada, terminou no dia 22 de abril. Confira a seguir dois conteúdos que abordam resultados iniciais e a situação atual da implementação da mudança.

Folha de S. Paulo 

Abordando pesquisa que apontou que 56% dos consumidores perceberam o alerta nas embalagens e, destes, 46% desistiram de comprar ou vão reduzir consumo, a matéria conta com visões de mercado e da sociedade civil organizada sobre os primeiros impactos das novas normas de rotulagem nutricional de alimentos.

Ler

Idec — Instituto de defesa dos consumidores

Utilizando como marco a data de 22 de abril, quando a maior parte dos produtos processados e ultraprocessados devem apresentar nova tabela nutricional e o selo da lupa indicando altas quantidades de sódio, açúcar adicionado e gordura saturada, o Idec lançou uma nota para a imprensa com as percepções iniciais de impacto, breve visão sobre estratégias da indústria e os próximos passos da implementação da nova rotulagem.

Ler

E o preço? — Quatro pontos sobre economia e a questão alimentar por Walter Belik

Economista do Instituto Fome Zero oferece um olhar mais aprofundado e sistêmico sobre o aumento do preço da cesta básica e insegurança alimentar veja mais

Informações relacionadas em Doações