Conselho administrativo

Conselho administrativo

Denise Dourado Dora é advogada e defensora de direitos humanos. Possui Mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex, Inglaterra, e em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. Foi coordenadora de direitos humanos da Fundação Ford no Brasil, e é integrante do Conselho da Conectas e da THEMIS –Gênero Justiça e Direitos Humanos. Tem publicações em direitos das mulheres e direitos humanos, é sócia do Dora & Oliveira, escritório de advocacia especializado em direitos das organizações da sociedade civil, discriminação e direito socioambiental. Atualmente é Diretora Regional da Artigo 19, organização internacional que defende a liberdade de expressão e informação.

Flávia Oliveira, carioca, 50 anos, formou-se em jornalismo na Universidade Federal Fluminense (UFF). É técnica em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence). Tem 28 anos de experiência em jornalismo diário na cobertura de economia, indicadores sociais, empreendedorismo, desigualdades de gênero e raça, segurança pública. É colunista do jornal O Globo. Comenta economia nos telejornais “Estúdio i’ e “Edição das 18h”, “Em Pauta” e “Jornal das Dez”, do canal GloboNews, e “CBN Rio”, da rádio CBN. É podcaster no Angu de Grillo, parceria com a filha e também jornalista, Isabela Reis. Apresentou a temporada 2019 do programa “Entrevista” do Canal Futura. É membro dos conselhos consultivos da Anistia Internacional Brasil, da ONG Uma Gota no Oceano, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), do Observatório de Favelas, da Agência Lupa e do Projeto Liberdade. Integra a comissão de matriz africana do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

João Moreira Salles é documentarista. Em 2006 criou a revista piauí, da qual é um dos editores.

Luiz Orenstein, nascido 1954, engenheiro formado pela Escola de Engenharia – UFRJ, com mestradoem economia pela Instituto de Economia da UFRJ e doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ.Ex-funcionário do BNDES e atualmente sócio da gestora Dynamo Administração de Recursos.

Ricardo Abramovay é professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Fez sua carreira acadêmica no Departamento de Economia da FEA, onde tornou-se professor titular em 2001. É autor de treze livros, entre os quais Amazônia. Por uma Economia do Conhecimento da Natureza (Ed. Elefante), Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão (Edusp), Muito Além da Economia Verde (Planeta Sustentável), publicado em português, espanhol (editora Temas) e em inglês (pela Routledge) e Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade mais Próspera (publicado em português e espanhol). Formado em filosofia pela Universidade de Paris, Nanterre, fez mestrado em política na USP e doutorado em ciências sociais na UNICAMP. Sua pesquisa atual concentra-se em bioeconomia e Amazônia.

Sueli Carneiro é filósofa, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, coordenadora executiva do Geledés Instituto da Mulher Negra. É ativista feminista e antirracista, autora de diversos artigos sobre as questões de gênero, raça e direitos humanos em publicações nacionais e internacionais. Seu livro mais recente é Escritos de uma vida, 2018.

Walter Salles é documentarista e diretor de filmes de ficção. Formado em economia pela PUC/ Rio, recebeu um MA pela USC em Comunicação Audio-Visual. Seus filmes foram premiados nos Festivais de Berlin, Cannes, Veneza, Sundance e San Sebastian. Recebeu o Urso de Ouro e o Globo de Ouro por Central do Brasil, e oito indicações ao Oscar por filmes que dirigiu ou co-produziu. Ganhou por duas vêzes o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro da Academia Inglesa de Cinema (BAFTA). Pelo conjunto de seus filmes, recebeu o Prêmio Robert Bresson no Festival de Veneza e nos Festivais de São Francisco e Roma. Com seu irmão João, produziu filmes de jovens cineastas brasileiros como Karim Ainouz, Flávia Castro e Eryk Rocha, além de documentários de mestres como Eduardo Coutinho e Nelson Pereira dos Santos. Salles faz parte do conselho consultivo do Sundance Institute e da Film Foundation (criada por Martin Scorcese).