Equipe

Equipe

Andre Degenszajn é diretor-presidente do Instituto Ibirapitanga. Foi Secretário-Geral do GIFE entre 2013 e 2017. É mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e foi professor de relações internacionais na Faculdade Santa Marcelina entre 2007 e 2011. Foi um dos fundadores e atualmente integra o Conselho Diretor da Conectas Direitos Humanos e é membro do Conselho da Oxfam Brasil.

Iara Rolnik é gerente de programas do Instituto Ibirapitanga. Socióloga pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), bolsista do Institut de Recherche pour le Développement (IRD/França), com estágio acadêmico na Universidade de Córdoba (Argentina) e Universidade IUAV de Veneza (Itália). Desenvolveu sua trajetória em pesquisa social e urbana no universo acadêmico e em organizações da sociedade civil voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas e direitos humanos. No campo do fortalecimento da sociedade civil no Brasil, atuou como consultora da Secretaria-Geral da Presidência da República e, mais recentemente, como gerente de conhecimento do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), tendo produzido estudos e pesquisas de referência sobre esse campo no Brasil.

Thales Vieira é gestor de portfólios do Instituto Ibirapitanga. Graduado em Ciências Sociais pela PUC-Rio, mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorando em Direito pela PUC-Rio. Atuou no Instituto Pereira Passos (IPP-RJ) na coordenação de políticas públicas para territórios de favela em âmbito municipal e na Secretaria de Estado, Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH-RJ), tendo sido consultor da Un-Habitat e do BID. Entre 2014 e 2018 foi analista de projetos do Instituto Unibanco. Em sua trajetória atuou prioritariamente na defesa dos direitos humanos, no combate ao racismo e das demais desigualdades estruturais.